Inglês para propósitos específicos (IPE): características e tendências atuais de ensino

Stéfanie Fernanda Pistoni Della Rosa, Cláudia Jotto Kawachi-Furlan, Eliane Hércules Augusto-Navarro

Resumo


A área de ensino de Inglês para Propósitos Específicos se consolida cada vez mais como uma metodologia de ensino focada e orientada para atender as necessidades específicas de aprendizes que buscam desenvolver competências que os auxiliem a atuar significativamente em contextos profissionais e/ou acadêmicos. Uma de suas vertentes, o Inglês para Propósitos Acadêmicos, confirma-se como uma tendência atual na área de ensino e aprendizagem de línguas devido à sua proposta de focar nas necessidades comunicativas específicas de membros que atuam em contexto acadêmico desenvolvendo pesquisas, divulgando resultados e interagindo com pesquisadores estrangeiros por meio da língua-alvo. O processo de internacionalização das universidades brasileiras, o papel do inglês como língua da ciência e programas de ensino de inglês em contexto acadêmico-universitário (como o Idiomas sem Fronteiras) intensificaram a proposta de cursos para fins específicos, sobretudo para fins acadêmicos, o que configura uma tendência atual de ensino de LI nesse contexto.


Palavras-chave


Inglês para Propósitos Específicos; Inglês para Propósitos Acadêmicos; Programa Idiomas sem Fronteiras;

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E-ISSN: 2447-3529
ISSN: 2447-4045

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