A responsabilidade pública dos jovens na América Latina

Milton Lahuerta (Coordenador de mesa), Oscar Dávila Leon (Conferencista), Marcelo Pedroso Goulart (Conferencista)

Resumo


Aqui se apresenta um debate sobre o processo de responsabilização dos jovens na sociedade chilena e referências ao tema, numa perspectiva dos movimentos sociais e do movimento estudantil, em particular. Apresenta-se alguns pontos de conflito existente na sociedade chilena, que estão envolvendo setores significativos da juventude chilena. Segue a exposição das lutas em defesa da infância no Brasil, e sua relação com as conquistas democráticas, que emergiram a partir do processo constituinte de 1987 e da afirmação do Ministério Público, como uma das instituições que compõem o Sistema de Justiça, que mobilizou opinião pública no combate ao trabalho infantil no corte da cana-de-açúcar.

Palavras-chave: Políticas públicas. Juventude. Movimentos sociais. Movimento estudantil. Chile. Trabalho infantil. Democracia. Brasil.

Palavras-chave


Políticas públicas; Juventude; Movimentos sociais; Movimento estudantil; Chile; Trabalho infantil; Democracia; Brasil; Public policies; Youth; Social movements; Student movement; Chile; Child labor; Democracy; Brazil.

Texto completo:

PDF


E-ISSN: 1984-5103